Portador de marcapasso pode viajar de avião?

O uso do marcapasso cardíaco ainda gera muitas dúvidas, muitas são dúvidas comuns do dia a dia, mas que são importantes de serem esclarecidas.

O marcapasso cardíaco é um dispositivo implantado cirurgicamente que trata distúrbios do ritmo cardíaco, como bradicardia ou taquicardia.

De maneira geral, os portadores de marcapasso não devem ter restrições em suas atividades diárias. No período pós-operatório recente, existem algumas orientações específicas e restrições, porém, após esse período, os portadores de marcapasso devem retomar suas atividades normais. Algumas orientações podem ser relacionadas mais à doença que levou ao implante do marcapasso do que ao próprio dispositivo em si.

🎯 Uma dúvida frequente no consultório é se os portadores de marcapasso podem viajar de avião. A resposta é sim ✅, não há restrição para viagens aéreas em pacientes com marcapasso, cardiodesfibrilador implantável ou ressincronizador cardíaco.

🔖 É importante lembrar de levar consigo o cartão de identificação do marcapasso, que servirá como identificação do dispositivo. Além disso, é recomendado informar-se sobre o sistema de atendimento médico de emergência no local de destino, caso haja necessidade de assistência médica.
🔖 Se estiver no período pós-operatório recente, é recomendado realizar uma avaliação com o médico responsável pelo implante para garantir que a cicatrização esteja adequada e não haja sinais de complicações, proporcionando maior segurança durante a viagem.
🔖 Não é necessário realizar qualquer programação diferenciada no dispositivo cardíaco para a viagem de avião.
🔖 Nos aeroportos, é importante apresentar o cartão de identificação do marcapasso, pois o dispositivo cardíaco é detectado pelos detectores de metais. Nesses casos, pode ser necessária uma revista manual.

Espero que essas informações tenham sido úteis e tenham esclarecido algumas de suas dúvidas sobre o uso do marcapasso cardíaco. Lembre-se sempre de consultar seu médico para obter orientações específicas para o seu caso.

×